Requalificação de unidades de saúde do concelho com orçamento de cerca de 900 mil euros


O Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar e as extensões de Saúde de Pedras Salgadas e Jales serão alvo de obras para melhoria e otimização das instalações.

O investimento base é de 868.167,75€ euros para intervenções nos três espaços de saúde, no âmbito da candidatura ao Norte 2030. Para o Centro de Saúde de Vila Pouca de Aguiar será realizada uma requalificação energética, arranjo exterior e outras melhorias. No caso das extensões de Saúde de Pedras Salgadas e Jales estão previstas as respetivas ampliações das instalações, a melhoria de conforto térmico e outras melhorias incluídas necessárias.

A medida foi aprovada em reunião de Câmara, de 27 de março, que foi presidida pelo Vice-presidente, Luís Filipe Nascimento, e incluiu 15 assuntos da ordem do dia. Depois de aprovação de ata da reunião de 13 de março, foi dado conhecimento de despacho com a distribuição de funções do executivo.

Foi dada luz verde aos protocolos de colaboração com a Junta de Freguesia de Vreia de Jales e Conselho Diretivo dos Baldios de Raiz do Monte e com o Conselho Diretivo dos Baldios de Tinhela de Cima.

Na ação social, será atribuído subsídio escolar e inicia a parceria com a Fundação Manuel António da Mota. Na autarquia, vai proceder-se a um contrato para serviços de enfermagem e uma prestação de serviços para apoio ao agrupamento de escolas.

Na cultura, firmou-se o estabelecimento de protocolo de colaboração com Museus e Monumentos de Portugal E.P.E (Entidade Pública Empresarial). No associativismo, avança a implementação de contratos-programa para 2025 referentes às associações culturais, recreativas, desportivas e sociais, e comparticipações financeiras à associação Animódia e cantar de reis.

A terminar a reunião de Câmara, foram atribuídas mais duas comparticipações destinadas ao desporto automóvel e ao desporto equestre. Os pontos com deliberação obtiveram unanimidade.

Foto: CM VPA


03/04/2025

Sociedade


. Partilha Facebook