Máscaras e esculturas em barro compõem exposição artística de Rui Duarte


A área polivalente da Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar tem patente uma exposição de cerâmica artística do aguiarense Rui Duarte. A mostra, composta por uma coleção de máscaras e esculturas produzidas em barro, foi inaugurada na terça-feira, 01 de abril.

Habitualmente mais ligado às exposições de pintura, o aguiarense Rui Duarte mostra outra valência no trabalho plástico através da cerâmica. “Volvidos cerca de quatro anos de trabalho, dedicação e experiências em ateliê, dou agora a conhecer um conjunto de peças de cerâmica artística, maioritariamente composto por máscaras e esculturas”, contextualiza Rui Duarte.

Neste conjunto de peças, o autor da coleção explora diferentes formas e estéticas. Grande parte das obras foram “feitas de improviso, aproveitando a plasticidade do próprio material, o barro”. A cor está igualmente presente em muitas delas, tendo utilizado diferentes vidrados.

Rui Duarte acrescenta que os trabalhos de modelação e escultura “não são uma novidade no seu percurso artístico” pois ao longo dos anos da sua atividade docente e artística, “o trabalho de modelação e escultura esteve sempre presente, explorando diferentes materiais e técnicas”.

A exposição de cerâmica artística está patente na área polivalente da Biblioteca Municipal de Vila Pouca de Aguiar até dia 30 de abril.

 

Texto e foto: Ângela Vermelho 


08/04/2025

Cultura


. Partilha Facebook