Nova direção do CTM aposta na formação dos atletas


A direção do clube reforçou a equipa de treinadores e afirma que já tem tido retorno, com a entrada de novos atletas no CTM (Centro de Treino Municipal) de Vila Pouca de Aguiar.

A nova direção do CTM, que tomou posse a 22 de agosto de 2024, apontou como principal prioridade a formação. “Para além de dinamizar as modalidades e atividades que já temos, o nosso foco principal é a formação”, afirma Joana Dias, Secretária-Geral do Clube. Explica ainda que reforçaram “a equipa de treinadores e esse reforço foi sobretudo nas camadas mais jovens, desde os Mini 8 até aos Sub 12, embora também tenhamos tido a preocupação de manter os parâmetros nos outros escalões, quer Sub 14, Sub 16, Sub 18 e Seniores”. Os novos responsáveis do CTM salientam que é uma estratégia a seguir já que “sem essa aposta na formação e sem o investimento nos atletas, não conseguiremos ter futuro no clube”.

Quanto a resultados, já estão à vista. “Embora estejamos na direção há poucos meses, já estamos a ter alguns frutos porque o número de atletas aumentou exponencialmente nessas idades, entre os 8 e os 12 anos, e deixa-nos orgulhosos porque com tão pouco tempo já conseguimos fazer alguma coisa que se veja”, indica Joana Dias.

O CTM tem dois projetos implementados: o Baby Basquete que tenta implementar o basquete nas escolas, a partir dos três anos. “Todos os dias vamos a uma escola diferente e damos basquete aos meninos, tanto no pavilhão do CTM ou nas próprias escolas”. Joana Dias salienta que este ano letivo todas as escolas do concelho aderiram à iniciativa que é feita em parceria com o Município de Vila Pouca de Aguiar e as Juntas de Freguesia que “nos disponibilizam toda a logística do transporte, e permite-nos articular com as educadoras”. Também em parceria com o Agrupamento de Escolas de Vila Pouca de Aguiar, estão a desenvolver a atividade “3 para 3” para os terceiros e quartos anos do ciclo.

Outro objetivo do Clube a curto/médio prazo é “fazer atividades que nos possam trazer algum retorno para que possamos investir e ter melhores condições”. Para tal, contam “iniciar uma campanha de angariação de sócios, para que o clube se abra e esteja presente na comunidade. Pretendemos desenvolver eventos em que o basquete saia à rua e seja visto”, referindo-se à comunidade, envolvendo as famílias. Também com este intuito desenvolveram uma linha de produtos de merchandising do CTM para ajudar a equilibrar as despesas, uma vez que, segundo a direção, “a vida associativa não pode depender só de apoios externos, o clube tem de trabalhar”.

Apesar de funcionarem como uma equipa, e para quem os cargos são meramente formalidades, dizem, a nova direção do Centro de Treino Municipal é constituída por sete elementos: Miguel Ferreira, Presidente; Joana Dias, Secretária-geral; Miguel Vaz, Secretário; Dina Sousa, Tesoureira; Luís Sousa, Vogal; Milton Paço, Vogal; e Carla Gonçalves, Vogal. Joana Dias, Carla Gonçalves e Miguel Vaz, mais conhecido no meio por Ramiro, têm “um vínculo especial com o clube” porque se iniciaram no basquete quando o clube começou, há 32 anos atrás.

Neste momento, além do basquete também têm as modalidades de atletismo e ciclismo. Paralelamente, têm uma parceria em que recebem, semanalmente, a modalidade de basquete para cegos, e acolhem também a iniciativa “Diabetes em Movimento”.

Quanto a novidades, o CTM prevê abrir a modalidade de voleibol.


Texto e Foto: Ângela Vermelho


08/04/2025

Desporto


. Partilha Facebook