José Santos reeleito Presidente da APD Chaves


José Santos foi reeleito na terça-feira, 29 de abril, Presidente da Delegação de Chaves da Associação de Portuguesa de Deficientes (APD) para o próximo quadriénio 2025-2028.

A nova direção da APD Chaves tomou posse na quarta-feira, 09 de abril e além do presidente da direção, José Santos, é composta pelo vice-presidente Moisés Coelho, Ana Félix, que desempenha a função de secretária e Susana Gomes, tesoureira. Rodrigo Barros assume o cargo de vogal. A APD Chaves tem ainda como suplentes Ricardo Fernandes e Cremilde Gonçalves.

Segundo o presidente reeleito, esta associação presta apoio a cerca de 30 utentes com incapacidade, seja deficiência física ou motora, e pretende continuar a sua missão em prol destes cidadãos.

“Pretendemos continuar a denunciar casos de injustiça e casos em que as barreiras arquitetónicas [impedem o acesso de pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência] e garantir que os direitos de pessoas com incapacidade e deficiente sejam acautelados”, disse ao Canal Alto Tâmega.

José Santos assume que esta organização de apoio à deficiência no concelho de Chaves quer retomar o desporto adaptado, requalificando uma sala para a transformar em ginásio, e continuar com a atividade de hipoterapia, uma terapia assistida com cavalos na GNR de Chaves, proceder à visita de utentes com psicóloga e assistente social, e a prestar auxílio no transporte de pessoas com deficiência.

“Muitas vezes, os nossos utentes não têm condições para irem às nossas instalações e então, vamos fazer com que a psicóloga e a assistente social possam ir à casa dos utentes”, frisou José Santos que pretende ainda retomar os passeios e piqueniques nos parques de merendas e a participação na corrida do 25 de Abril, tendo como missão “tirar as pessoas de casa”, explica.

Além da dificuldade financeira, o principal entrave prende-se com a vertente logística, sobretudo com o transporte das pessoas portadores de deficiência.

“Temos dificuldade financeira, apesar de termos apoio do Município de Chaves também, mas sobretudo logística e humana. Às vezes ir buscar as pessoas, porque não têm transporte e temos que ir buscar para evitar o isolamento, torna-se complicado porque só temos uma pessoa para o fazer”, salientou o presidente reeleito.

A APD Chaves, situa-se nos Aregos, e a equipa é composta por dois funcionários permanentes, uma assistente social, uma psicóloga e um jurista.

A Delegação do Alto Tâmega em Chaves foi constituída em 2003 e desenvolve atividades de atendimento, acompanhamento das pessoas portadoras de deficiência, prestando apoio nas valências social, psicológico, jurídico, desportivo e transporte.

 

Sara Esteves

Foto: APD Chaves

 


17/04/2025

Sociedade


. Partilha Facebook