Montalegre volta a acolher evento que quer valorizar o património gastronómico e cultural português


A iniciativa terá como padrinho o Padre Fontes, natural de Vilar de Perdizes, concelho de Montalegre.

De 9 a 11 de maio, Montalegre transforma-se na capital da gastronomia, cultura e tradição portuguesas ao receber o PECT 2025 (Património Enogastronómico, Cultura e Tradição). O evento terá como padrinho o Padre Fontes, personalidade incontornável da cultura transmontana.

O PECT 2025 é organizado pela Associação Património Enogastronómico, Cultura e Tradição e tem o Alto Patrocínio da Presidência da República, e o apoio do Município de Montalegre,

O evento, subordinado ao tema "A Gastronomia e as Emoções", contará com espetáculos, conferências, tertúlias, com personalidades nacionais e internacionais sobre identidade cultural e tradições, demonstrações culinárias com chefs renomados e refeições temáticas com produtos autóctones de excelência.

O evento terá a participação de confrarias gastronómicas e enófilas do país, incluindo a Confraria Nacional do Leite, que realizará o seu XXIII Capítulo de Entronização durante o evento, a Confraria da Carne Guisada da Maia, S. Miguel, a Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, a Confraria da Pastinaca e do Pastel de Molho da Covilhã e a Real Confraria Amêndoa Portugal e a Confraria do Covilhete entre outras.

Este ano, o evento tem como inovação a Mostra de Raças Autóctones, com uma exposição de alguns exemplares das 25 raças autóctones com solar a norte de Portugal, desde aves, bovinos, caprinos, equídeos, ovinos, suínos e canídeos. Haverá ainda um batismo hípico e espaço de diálogo entre produtores, operadores económicos, chefs e público.

Foto: DR


17/04/2025

Sociedade


. Partilha Facebook