Catarina Soares é a nova Presidente da Ordem dos Advogados de Vila Pouca de Aguiar


Catarina Soares é a nova Presidente da Delegação de Vila Pouca de Aguiar da Ordem dos Advogados (OA). A tomada de posse dos novos membros, para o triénio de 2025-2027, da Delegação decorreu na sexta-feira, 25 de julho, e contou com a presença do Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano, e do Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, Jorge Barros Mendes.

A nova presidente da Delegação da OA de Vila Pouca de Aguiar sucede no cargo Domingos Dias que presidiu a cerimónia de tomada de posse na qual estiveram presentes os órgãos eleitos para o triénio de 2025-2027. Além de Catarina Trindade Soares, como Presidente, Nuno Mendonça foi eleito Vogal-Secretário, e Magda Aguiar exerce funções de Vogal- Tesoureira.

O evento teve início no tribunal Judicial de Vila Pouca de Aguiar, contando com a presença do Bastonário da Ordem dos Advogados, João Massano, bem como do Presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Advogados, Jorge Barros Mendes, que aproveitaram a ocasião para realizar uma visita às instalações.

A cerimónia solene de posse dos membros eleitos foi realizada num estabelecimento de restauração de Vreia de Jales e contou com um jantar de final de ano judicial, além de uma apresentação musical de Maike Calvão, onde também se realizou um discurso por parte da Presidente da Delegação de Vila Pouca de Aguiar da Ordem dos Advogados, Catarina Trindade Soares.

A presidente garantiu que assume este mandato com sentido de responsabilidade, numa “terra que me acolheu como sua, de gente resiliente, profundamente ligada aos seus valores, à justiça e ao trabalho honesto”. Também agradeceu a presença dos convidados e destacou a deslocação do Bastonário do Porto a Vila Pouca de Aguiar, sublinhando o significado do gesto como “um sinal de proximidade e de reconhecimento da importância de todas as Delegações da Ordem, independentemente da sua dimensão ou localização.”

Deixou também uma palavra aos colegas que a acompanharão neste mandato. No discurso, a Presidente traçou uma reflexão sobre os tempos que vivem na advocacia onde “a classe enfrenta dificuldades crescentes, fruto da instabilidade económica, da sobrecarga do sistema judicial, e da degradação contínua da dignidade do exercício profissional”, apelando à união dos advogados.

Num dos momentos centrais do discurso, abordou os problemas que afetam a profissão, alertando para a dificuldades sentidas por muitos advogados no exercício da sua atividade realçando que “é também aqui que se encontra a essência da profissão: a proximidade com os cidadãos, o compromisso direto com a justiça, a dedicação pessoal à causa dos clientes.” Perante este cenário reforçou o apelo à união e à cooperação entre os profissionais, destacando que “esta é uma luta de todos nós”.

A concluir, renovou o seu compromisso com o fortalecimento da nova delegação com o objetivo de “ser uma estrutura ativa e presente, ao serviço dos colegas e da dignificação da advocacia.”

Num gesto simbólico, a presidente ofereceu ao Bastonário uma recordação da região, “produtos regionais, que representam o que temos de melhor: autenticidade, perseverança, tradição e qualidade.”

Fotos: Joana Lopes e OA VPA


28/07/2025

Sociedade


. Partilha Facebook