“Da Aldeia para o Mundo “conta a história do selecionador nacional de futsal


Obra “Jorge Braz -Da Aldeia para o Mundo”, do autor Miguel Henriques, foi apresentada na sexta-feira, 25 de julho, na aldeia de Sonim, no concelho de Valpaços, onde o selecionador nacional de futsal nasceu.

Perante um salão da Casa do Povo de Sonim repleto de amigos, familiares e representantes de associações desportivas do Concelho, foi apresentada uma obra que retrata o percurso de Jorge Braz, selecionador nacional de futsal.

Nascido no Canadá e filho de emigrantes, Jorge Braz foi criado na aldeia de Sonim, no concelho de Valpaços. O percurso como treinador iniciou-se em 1997, na Universidade do Minho. Entre outras, acumulou experiências na UTAD, de 2001 a 2003, e na Fundação Jorge Antunes, de 2004 e 2007. É licenciado em Educação Física pela Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto, com mestrado em Ciências do Desporto e especialização em Treino em Alto Rendimento Desportivo.

Jorge Braz é selecionador nacional desde 2010, conquistou para Portugal o Campeonato Europeu na Eslovénia (2018), o Campeonato Mundial na Lituânia (2021), o Campeonato Europeu nos Países Baixos (2022) e a Taça Intercontinental na Argentina (2022).

Na apresentação esteve presente o Vice-presidente da Câmara Municipal de Valpaços, Jorge Mata Pires, que na sua intervenção destacou “o orgulho do município em ver reconhecido o legado de um valpacense cuja trajetória é exemplo de dedicação, trabalho e amor às raízes”.

 

Fotos: CM Valpaços


29/07/2025

Desporto


. Partilha Facebook