O Posto de Turismo do Alto Tâmega
e Barroso, situado em Chaves, em cinco anos recebeu mais de 65 mil visitantes revelou
a CIMAT em dia de aniversário desta infraestrutura que promove os seis
concelhos da região.
Para esta comunidade
intermunicipal trata-se de “um marco significativo que reflete não apenas a
crescente atratividade do território, mas também o papel fundamental desta
estrutura na dinamização do setor turístico do Alto Tâmega e Barroso. Este
fluxo constante de visitantes demonstra a importância estratégica do posto como
ponto de informação e orientação turística”.
Ainda que com períodos de maior
procura turística, o produto cultural e patrimonial mantém-se como o principal
motivo de visita, representando a fatia mais significativa dos interessados que
procuram o PTAT, aponta a CIMAT.
“Paralelamente, verifica-se um
crescimento notável na procura por informações sobre o produto termal,
especialmente desde a abertura do Complexo Aquae Sallutem, que registou uma
maior afluência no último ano”. Também a Estrada Nacional 2 “continua a
ser um produto de forte atração, com muitos visitantes a procurarem informações
e a levantarem o respetivo passaporte”, lê-se na nota enviada pela Comunidade
Intermunicipal do Alto Tâmega e Barroso.
No que respeita às nacionalidades
dos visitantes, os portugueses, diz a CIMAT “representam naturalmente a
maioria, seguidos pelos espanhóis e franceses, sendo a faixa etária mais comum
a dos 40-50 anos e mais de 60 anos, público que tradicionalmente valoriza o
turismo cultural e patrimonial”.
O PTAT destaca ao longo do ano, a
cultura e tradições locais e acolhe exposições temáticas, abrangendo desde o
artesanato tradicional às festividades regionais, passando pela gastronomia e
pelos produtos endógenos.
A programação cultural tem
incluído ainda demonstrações ao vivo de técnicas artesanais, degustações de
produtos locais, apresentação de festivais de música e eventos, bem como
receção de grupos organizados.
“Mais do que um simples ponto
de informação turística, o PTAT assumiu-se como um elemento estratégico na
promoção territorial, fazendo também um trabalho “fora de portas”,
nomeadamente, através da presença da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega e
Barroso em feiras nacionais e internacionais, como a Bolsa de Turismo de Lisboa
(BTL), Xantar, INTUR e FITUR, sem esquecer as feiras regionais do próprio
território”, termina por dizer a CIMAT.
Sara Esteves
Foto: CIMAT
Sociedade