Segundo a empresa, a iniciativa
teve como objetivo “proporcionar aos futuros profissionais nestas áreas uma
experiência em contexto real e fomentar o diálogo sobre temas fundamentais como
o desenvolvimento sustentável, a proteção ambiental e a transição energética”.
Os alunos começaram por visitar o
Centro de Informação da Savannah, em Boticas, onde participaram numa
apresentação “interativa” sobre o projeto. Foram abordados temas como o
processo de licenciamento ambiental, em particular as medidas de mitigação e
compensação previstas para 2027, as relações com as comunidades, e o
compromisso da empresa com a sustentabilidade.
“A discussão focou-se também
no trabalho já em curso nas áreas de reflorestação, reabilitação paisagística e
monitorização contínua da qualidade da água, do ar, do solo e do ruído”,
lê-se numa nota envidada. Os alunos puderam também explorar o modelo 3D do
projeto, uma ferramenta que facilitou a visualização do território e das áreas
envolvidas.
Para muitos destes jovens esta
foi a primeira oportunidade de visitar um projeto mineiro em desenvolvimento,
num momento que foi também de partilha de ideias e reflexões importantes “que
contribuíram para uma conversa aberta sobre os desafios e as oportunidades da
mineração responsável na Europa”, lê-se ainda na nota enviada pela Savannah
Resources.
Foto ilustrativa
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