Cerca 1300 motociclistas são esperados em Chaves


Chaves volta a acolher entre os dias 25 e 27 de julho mais uma edição da Concentração Motard organizada pelo Clube Motard de Chaves. O evento que vai para a 22ª edição acontece no recinto dos jardins do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA). Nestes dias os amantes das duas rodas aproveitam para conviver e partilhar o "mundo" do motociclismo. Do programa faz parte o desfile motard pela cidade, uma feira motard, vários concertos e a habitual entrega de prémios e lembranças aos clubes.

Durante três dias, cerca de 1300 motards participam na 22ª edição da Concentração Motard, organizada pelo Clube Motard de Chaves que está a assinalar o seu 23º aniversário. O evento, arrancou esta tarde junto ao Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, e prevê atrair motociclistas de diferentes pontos do país e da vizinha Espanha.

“Estamos à espera de atingir o mesmo número de pessoas do ano passado. Hoje temos uma vantagem, uma vez que é feriado na Galiza, já temos alguns visitantes espanhóis, mas ficaríamos satisfeitos se atingíssemos os números do ano passado, que foram cerca de 1300 inscrições”, revelou o Presidente do Clube Motard de Chaves.

Segundo Filipe Carvalhal, a festa das duas rodas conquista ainda muitos visitantes, esperando atingir, novamente, a marca dos 2000 bilhetes de entradas vendidos, num total de quase 4000 mil pessoas nos três dias de evento entre motociclistas, visitantes e organização.

Durante três dias a cidade enche-se de diversão e camaradagem. Muitos aproveitaram para “carregar baterias” para mais quilómetros na estrada.

Um dos pontos altos deste evento acontece no sábado, 26 de julho, onde os motociclistas desfilam pela cidade, mas, segundo Filipe, o interesse dos visitantes não é apenas pelas motas.

“A nível local é o desfile [o ponto mais alto do evento], todos os flavienses que tenham mota gostam de participar no desfile. Já em termos de motociclista visitante, não é propriamente o desfile, mas sim o programa em geral. Adoram a nossa cidade, gostam de, durante o dia, visitar os pontos turísticos da nossa cidade, algo que é bom, é mais uma oportunidade que temos para mostrar a nossa linda cidade”.

A organização do evento, para além de garantir diversão, preocupa-se ainda com as questões de segurança.

“Temos feito tudo para que as motas não precisem de sair do recinto, quer a nível de alimentação ou animação. O conselho que damos é que não saiam do recinto, principalmente, se tiverem álcool no sangue, porque as autoridades vão aí estar, e muito bem, a fazer o trabalho deles”, disse Filipe.

De recordar que em 2024, o Clube Motard de Chaves foi agraciado pela Câmara Municipal de Chaves com a Medalha Municipal de Mérito, grau Prata.

Sara Esteves

Fotos: Carlos Daniel Morais


25/07/2025

Sociedade


. Partilha Facebook